Ir para Conteudo
Últimas Notícias
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A nossa Escola faz parte das escolas que a nível nacional aderiram à implementação do Projecto de Autonomia e Flexibilidade curricular do Ensino Básico

O Ministério da Educação lançou um desafio às escolas de gerir até 25 % do currículo com novas iniciativas e projetos que consigam melhorar as competências dos alunos do século XXI. O que está definido para já é que no âmbito desta “flexibilização” curricular, as escolas poderão, por exemplo, dedicar toda uma semana a um tema que envolva todas as disciplinas; ou ainda juntar as horas de duas ou três disciplinas e desenvolver o ensino através de um trabalho gerido de forma articulada pelos respetivos professores dessas matérias. O Centro Social Paroquial quis também embarcar neste novo projeto e em Setembro teremos uma nova oferta complementar que se irá articular com várias áreas do ensino ao qual dar-se-á o nome DAC – Domínio de Articulação Curricular.

“O cidadão de sucesso é conhecedor, mas é também capaz de integrar conhecimento, resolver problemas, dominar diferentes linguagens científicas e técnicas, coopera, é autónomo, tem sensibilidade estética e artística e cuida do seu bem-estar. A operacionalização do perfil de competências que acaba de se referir implica intencionalidade e acção educativa conducente ao desenvolvimento das áreas previstas. De igual modo, sabendo-se que a diferenciação pedagógica é um dos principais instrumentos para garantir melhores aprendizagens é fundamental que as escolas tenham à sua disposição instrumentos que lhes permitam gerir o currículo de forma a integrar estratégias para promover melhor aprendizagens em contextos específicos e perante as necessidades de diferentes alunos.” (Cf: Despacho nº 5908/2017, de 5 de Julho de 2017) .

Esperamos que o caminho a seguir para uma maior autonomia e flexibilidade curricular possa corresponder, de facto, a uma maior liberdade de decisão das escolas na margem que lhes é atribuída, e não a uma imposição de um modelo metodológico igual para todos, permitindo a liberdade, a diversidade e contribuindo para uma melhor qualidade do ensino e para o sucesso dos alunos. É verdade que já beneficiamos de autonomia pedagógica e flexibilidade curricular, mas devemos estar ainda mais presentes demonstrando que fazemos parte integrante do sistema e contribuímos positivamente, no pelotão da frente, para o seu desenvolvimento. Deste modo podemos aprofundar a autonomia que já temos.

 
Enorme consternação e profundo recolhimento PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Mafalda Lacerda foi aluna do nosso Centro Social e é filha da nossa educadora Filomena Lacerda que trabalha nesta Instituição há 39 anos. Também os meninos António e Joaquim com alguma regularidade frequentavam as nossas actividades desde bebés.

Todos sentimos com enorme consternação e profundo recolhimento este momento abrupto de separação.

A Fé que nos move leva-nos a confiar no Senhor da Vida e a acreditar no Deus dos Vivos. Por isso, levantamos os olhos para o alto e com humildade suplicamos:

1. O Senhor é meu pastor: nada me falta.

Leva-me a descansar em verdes prados,

conduz-me às águas refrescantes

e reconforta a minha alma.

2. Ele me guia por sendas direitas, por amor do seu nome.

Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos,

não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo

o vosso cajado e o vosso báculo me enchem de confiança.

3. Para mim preparais a mesa,

à vista dos meus adversários;

com óleo me perfumais a cabeça

e meu cálice transborda.

4. A bondade e a graça hão-de acompanhar-me,

todos os dias da minha vida,

e habitarei na casa do Senhor,

para todo o sempre.

image

 

http://www.jn.pt/nacional/interior/familia-de-lisboa-confirmada-entre-as-vitimas-de-pedrogao-grande-8576425.html

 
Convite para a Festa de Final de Ano PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Centro Social e Paroquial de São João das Lampas tem o prazer de convidar toda a comunidade educativa, para a Festa de Final de Ano, a decorrer no relvado junto ao Jardim Infantil, dia 24 de Junho, pelas 17h.

Nada melhor que poder juntar as crianças de ontem com as de hoje. Depois de um ano de inúmeros desafios, obstáculos e metas conquistadas, celebraremos da melhor forma, com muito entretenimento, animação e actuações várias, o fechar de mais um Ano Escolar.

Faça parte da festa! Junte-se a nós!

festa  

  festa de encerramento do ano escolar
 
Actividades do mês de Junho 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Com o aproximar do encerramento do Ano Escolar, o Centro Social Paroquial São João das Lampas preparou e desenvolveu um programa de atividades, que irão decorrer desde dia 19 a 30 de Junho, para os alunos do 1º ciclo e atl.

Fica assim para consulta, a agenda de todas as atividades disponibilizadas até ao final do mês.

Actividades mês de Junho 

 
Ano Lectivo 2015-2016 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Vamos dar início ao Novo Ano Lectivo!!

Atenção às datas.

O Centro Social Paroquial de São João das Lampas espera por vós!

alt

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 7

Projeto Educativo - 2015/2018

Calendário

<<  Setembro 2017  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Somos uma Eco-Escola

logo ecoescolas

Agora já pode seguir-nos no Facebook em:

Newsletter